Andá-Assu

Cód. Item Outros produtos Sementes Caiçara


R$ 10,00
à vista (5% desconto já calculado) no boleto bancário ou depósito.
  • Ver Parcelas
      Cartão de crédito:
      Para financiamento com juros de 0% a.m.
  • 100g
  • 250g
  • 500g
  • 1 kg

Informações do produto


Andá-Assu


 

 

Conhecido como: Andá-Assu, Boleira (ES), Cutieira, Cutieiro, Côco-de-Purga, Fruta-de-Arara, Fruta-de-Cotia, Purga-de-Cavalo, Purga-de-Gentio, Purga-dos Paulistas.

 

Nome científico: Joannesia princeps Vell.

 

Sementes por kg: 1 kg de semente aproximadamente 160 unidades.

 

Família: Euphorbiaceae.

 

Origem: Pará, Região Sudeste, Região Nordeste.

 

Utilidades: A madeira é especial para fabricação de palitos de fósforo, para celulose, tabuado para forros, canoas e jangadas, escalares e caixotaria. As sementes encerram 37% de óleo pesado e amarelo, útil para fins medicinais e industriais (substitui o óleo de linhaça). A árvore é útil para sombreamento em pastagens, porém não para arborização de ruas em virtude do tamanho e peso de seus frutos, além da facilidade com que o vento quebra seus galhos. Pelo papel que desempenha na alimentação da fauna, não deve faltar na composição de florestas destinadas ao repovoamento de áreas degradadas de preservação.

 

Crescimento: Sua altura atinge até 20 m e seu diâmetro até 60 cm.

 

Quebra de dormência: Não há necessidade

Tempo de germinação: 20-30 dias e a taxa de germinação geralmente é alta.

 

Características: Árvore de médio a grande porte, de 12 a 24 metros de altura, em geral porte ereto, tronco costuma ter sulcos verticais profundos. Folhas compostas, paripinadas, com folíolos de 3 cm. Flores amarelas, pequenas. Fruto alado, 6 cm, marrom claro. Permanece muito tempo na árvore, após maduros. Sementes 1,5 cm, difíceis de ser retirados do invólucro. Esta árvore, tem seu nome popular derivado de orvalho, pois acontece de gotejar de sua copa em períodos muito secos. Isto ocorre devido ao excremento de insetos como um tipo de cupim que faz seu ninho nesta espécie.

 

Ocorrência: Pará até São Paulo, Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais, principalmente na floresta pluvial da encosta atlântica.

 

Morfologia: Altura de 15-20 m, com tronco de 40-60 cm de diâmetro. Folhas compostas digitadas, com 3-5 folíolos de 15-20 cm de comprimento por 3-5cm de largura.

 

Fenologia: Floresce de julho-setembro junto com o aparecimento de novas folhas. Os frutos amadurecem no período de março-maio.

 

Época de floração e frutificação: A floração ocorre no período entre Julho/Setembro. A frutificação ocorre no período de Março/Maio.

Avaliações dos Clientes


Dúvidas dos clientes


Está com dúvida sobre este produto? Veja se ela já foi esclarecida com a pergunta de outros clientes.

  Ainda com dúvida? Pergunte!
  • Nenhuma Pergunta