Saboneteiro

Cód. Item Outros produtos Sementes Caiçara


R$ 25,00
  • Ver Parcelas
      Cartão de crédito:
      Para financiamento com juros de 0% a.m.
  • 100g
  • 1 kg

Informações do produto


Saboneteiro


 

Conhecido como: Saboeiro, Sabão-de-Soldado, Pau-de-Sabão, Sabão-de-Macaco, Saboneteiro, Sabonete, Jequitiguaçu (RS), Salta-Martim, Guiti, Jequiri (PA) e Fruta-de-Sabão (MG).

 

Nome científico: Sapindus saponaria L.

 

Sementes por kg: 1 kg de sementes contém aproximadamente 1.870 unidades.

 

Família: Sapindaceae

 

Origem: América Latina.

 

Utilidades: A madeira é empregada na construção civil, para confecção de brinquedos, caixotaria, etc. Seus frutos são consumidos por morcegos e servem para lavar roupa, por conter saponina. As sementes são usadas para artesanato. A árvore é bastante ornamental, principalmente por sua copa globosa e perenifólia, podendo ser empregada no paisagismo em geral; é uma das espécies mais cultivadas na arborização de ruas das cidades brasileiras. Planta rústica e de moderado crescimento, é indispensável para a composição de reflorestamentos heterogêneos destinados a áreas degradadas de preservação.

 

Crescimento: O Sabão-de-Soldado é uma planta perenifólia ou semidecídua e heliófita, pode atingir de 5 a 10 metros de altura, dotado de copa globosa e densa, com tronco cilíndrico, de 30-40 cm de diâmetro, revestido por casca pardacenta e rugosa.

 

Quebra de dormência: A imersão das sementes em ácido sulfúrico por 80 minutos, seguida de embebição em água por 24 horas é eficiente para superar a dormência, acelerar e promover a emergência e o crescimento das plântulas de Sapindus saponaria.

 

Tempo de germinação: 20-40 dias

 

Características: Planta perenifólia ou semidecídua, heliófita e característica das várzeas do Baixo Amazonas e da floresta latifoliada semidecídua.

 

Ocorrência: Região Amazônica até Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, nas florestas pluviais e semidecídua.

 

Morfologia: Altura de 5-10 m, dotada de copa globosa e densa, com tronco cilíndrico, de 30-40 cm de diâmetro, revestido por casca pardacenta e rugosa. Fruta drupa globosa.

 

Fenologia: Floresce durante os meses de abril-junho. Seus frutos amadurecem durante os meses de setembro-outubro.

 

Época de floração e frutificação: A floração ocorre no período do inverno, já a frutificação ocorre na primavera.

 

Avaliações dos Clientes


Dúvidas dos clientes


Está com dúvida sobre este produto? Veja se ela já foi esclarecida com a pergunta de outros clientes.

  Ainda com dúvida? Pergunte!
  • Nenhuma Pergunta