Urucum

Cód. Item Outros produtos Sementes Caiçara


R$ 21,30
à vista (5% desconto já calculado) no boleto bancário ou depósito.
  • Ver Parcelas
      Cartão de crédito:
      Para financiamento com juros de 0% a.m.
  • 100g
  • 250g
  • 500g
  • 1 kg

Informações do produto


Urucum


 

 

Conhecido como: Urucu, Urucum, Colorau, Açafroa e Açafroeira-da-Terra (BA).

 

Nome científico: Bixa orellana L.

 

Sementes por kg: 1 kg de sementes contém aproximadamente 22.000 unidades.

 

Família: Angiospermae - Bixaceae

 

Origem: América Tropical.

 

Utilidades: A madeira serve apenas para lenha. Suas sementes são condimentares e tintoriais; as matérias tintoriais de cor amarela (orelina) e vermelha (bixina) são extraídas da polpa que envolve as sementes; são empregadas na culinária, e nas indústrias alimentar, de impressão e de tecidos. A árvore é cultivada em muitas regiões do país para exploração de suas sementes e como planta ornamental. É muito empregada pelos índios amazônicos para tingir a pele, como repelente de insetos e para rituais religiosos. Pela rapidez de crescimento em ambientes abertos, pode ser plantada em áreas degradadas de preservação permanente.

 

Crescimento: O desenvolvimento das plantas no campo é também rápido.

 

Quebra de dormência: Para a quebra de dormência em B. orellana é recomendado o tratamento térmico à 60ºC por duas horas.

 

Tempo de germinação: 10-20 dias e a taxa de germinação geralmente é alta.

 

Características: Planta perenifólia, heliófita, pioneira, característica da floresta amazônica de várzea. Ocorre preferencialmente em solos férteis e úmidos de beira de rios. Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis, que são disseminadas tanto pelo homem como pelos animais.

 

Ocorrência: Região amazônica até a Bahia na floresta pluvial, geralmente ao longo de rios e largamente cultivada pelos indígenas amazônicos.

 

Morfologia: Altura de 3-5 m, de copa baixa e densa, com tronco de 15-25 cm de diâmetro. Flores grandes de cor rósea, reunidas em panículas terminais. Os frutos são cápsulas arredondadas de cor vermelho-rosada ou amarelada, coberta por arilo vermelho (corante), revestidos por espinhos moles.  

 

Fenologia: Floresce principalmente durante a primavera e início do verão. Os frutos amadurecem no final do verão e início do outono.

 

Época de floração e frutificação: Floresce principalmente durante a primavera e início do verão. Os frutos amadurecem no final do verão e início do outono.

 

Avaliações dos Clientes


Dúvidas dos clientes


Está com dúvida sobre este produto? Veja se ela já foi esclarecida com a pergunta de outros clientes.

  Ainda com dúvida? Pergunte!
  • Nenhuma Pergunta